sábado, 19 de maio de 2012

H&M pede desculpas por bronzear modelo em campanha

A gigante de fast-fashion H&M se desculpou na última terça-feira por estampar uma modelo - Isabeli Fontana, no caso - extremamente bronzeada em uma campanha de roupas de banho. A imagem provocou indignação de um grupo de combate ao câncer na Suécia, de acordo com o Business Insider.


"Lamentamos se aborrecemos alguém com nossa recente campanha de roupas de banho. Não foi nossa intenção mostrar um ideal específico ou encorajar um comportamento perigoso, e sim apresentar nossa nova coleção", escreveu a companhia em um e-mail enviado à AFP. "Tomamos nota das opiniões e continuaremos discutindo isso internamente antes de futuras campanhas", completou.

O pedido de desculpas veio depois que organizações de combate ao câncer, em especial a Swedish Cancer Society, criticaram os anúncios em que a modelo brasileira aparece ultrabronzeada, vestindo coloridas roupas de banho em uma piscina. "A gigante de vestuário está criando, não apenas entre pessoas jovens, um ideal de beleza que pode matar", escreveu a Swedish Cancer Society em um artigo no jornal Dagens Nyheter na última quinta-feira.

"Todos os anos, morrem na Suécia mais pessoas por causa do câncer de pele do que em acidentes de trânsito, e a principal causa é a exposição excessiva ao sol", disse o grupo.

Em "protesto" exatamente pelo exagero de photoshop na imagem, já que a modelo está super bronzeada, um grupo aproveitou da imagem para colocar uma barra de photoshop em cima da peça. Street Art na Alemanha:

Nenhum comentário: