domingo, 15 de janeiro de 2012

África do Sul ganha observatório de mudanças climáticas


Inédito no mundo, o observatório de mudanças climáticas está sendo construído pela Fundação Polar Internacional, na Cidade do Cabo, para divulgar informações científicas sobre as mudanças que o aquecimento global está provocando no planeta. Batizado de Observatório Polaris, o centro será inaugurado em 2014 e terá várias atividades para o público.

Após muita pesquisa e negociações, a IPF - Fundação Polar Internacional definiu a sede do primeiro observatório de mudanças climáticas do mundo: será na Cidade do Cabo, na África do Sul. Batizado de Observatório Polaris, o centro já está sendo construído, com a intenção de coletar e difundir informações científicas a respeito das transformações que o aquecimento global está causando em todo o planeta.

Previsto para inaugurar em 2014, o observatório terá três mil m² de área e uma fachada que fará alusão ao problema das mudanças climáticas. Isso porque a estrutura do centro lembrará um iceberg gigante e ele estará localizado em cima de um lago, com a intenção de imitar o fenômeno do derretimento das calotas polares.

Além disso, o observatório contará, em seu interior, com dois monumentos que representam as mudanças climáticas:
- um globo terrestre gigante, que projetará imagens em 3D a respeito de conceitos relacionados às alterações do clima e
- um imenso núcleo de gelo, cortado por uma escada transparente em espiral, para representar o início da história climática da Terra, datada de cerca de 800 mil anos atrás, de acordo com o IPF.

O Observatório Polaris de Mudanças Climática será aberto ao público e oferecerá uma porção de atividades que visam mostrar aos visitantes, de forma didática, criativa e divertida, as transformações que as mudanças climáticas estão causando no planeta e como cada um de nós pode ajudar a combater esse fenômeno. Entre as atrações, estão visitas monitoradas, exposições permanentes e temporárias, workshops para instituições de ensino e outras atividades educacionais.

"O Polaris pretende desmistificar o debate sobre as mudanças climáticas e dar aos visitantes uma visão e compreensão mais ampla e clara sobre o tema. Considero uma iniciativa muito importante, porque as decisões que as pessoas tomam hoje afetarão o seu próprio futuro", disse Nighat Amin, vice-presidente da IPF, que participa do projeto.

Via

Nenhum comentário: