terça-feira, 15 de novembro de 2011

Austrália proíbe logomarcas em embalagens de cigarro

A Austrália será o primeiro país do mundo a exigir que a indústria de cigarros venda o produto sem o logo da marca. Só serão aceitos nas prateleiras do varejo australiano embalagens verde oliva, a cor com menor apelo ao hábito, de acordo com pesquisas. O nome da companhia tabagista e a marca poderão ser impressos em letras pequenas, com um tipo padrão de letra a ser definido. A medida vale a partir de dezembro de 2012.

Segundo o The Guardian, fonte da notícia, a expectativa é de que a indústria tabagista, famosa pelo poder de fogo legal e publicitário, questione a decisão nos tribunais. Um dos argumentos que se espera que use é o de que a nova lei restringe os direitos de propriedade intelectual.

O logo das companhias vai desaparecer, mas fotografias que ilustram os danos potenciais causados pelo hábito de fumar continuarão a estampar as embalagens, cobrindo de 75% a 90% da área.



CONTRA-ATAQUE

O braço asiático da Philip Morris entrou com uma ação judicial contra a medida no mês passado e pediu uma compensação "significativa".

Outra gigante, a British America Tobacco, já anunciou que pretende seguir o mesmo caminho e também ir à Justiça contra o projeto. De acordo com a ministra da Saúde, isso não impedirá que a Austrália siga adiante com o plano, sendo observada de perto por outros países que também pretendem adotar medidas semelhantes.

Roxon disse ainda que está determinada a reduzir a proporção de australianos fumantes para apenas 10% da população em 2018.

SITUAÇÃO

Atualmente, cerca de 19% dos australianos fumam, o que causa perto de 15 mil mortes por ano, além de gastos de US$ 32 bilhões do sistema de saúde pública.

"Nós vamos tirar todo o possível glamour que ainda possa estar ligado ao hábito de fumar", completou Nicola Roxon.

Embora a Austrália possa se tornar o primeiro país a banir completamente os logotipos das embalagens, Nova Zelândia, Canadá e Reino Unido já consideraram uma abordagem similar.

Fontes: IG e FOLHA.

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