sábado, 17 de setembro de 2011

MOVING PLANETA - 24 SETEMBRO

No dia 24 de setembro, pessoas do mundo inteiro se reunirão e ocuparão as ruas onde quer que estejam para ir além dos combustíveis fósseis e em direção a bicicletas, transporte público eficiente, energia eólica e energia solar mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser prioridades permanentes nas agendas dos líderes mundiais.



Abaixo, alguns destaques das ações programadas no Brasil:

* Em São Paulo, a pressão é pela construção de um plano de mobilidade que devolva a cidade para seus cidadãos, que contemple transporte de qualidade, com tarifa justa e durante as 24 horas do dia, que priorize o transporte público e não motorizado e valorize a acessibilidade, que fiscalize a legislação que protege a todos, que eduque para a cidadania no trânsito. A ação “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade de São Paulo” encerrará a semana da mobilidade da cidade e irá envolver todos os amigos e parceiros nessa grande mobilização.

* No Rio de Janeiro, a demanda é pela execução das primeiras Olimpíadas Carbono Zero da história e pela melhoria geral da infraestrutura dos transportes coletivos e alternativos da cidade. A ação do dia 24 contará com a passagem da tocha “ecolímpica” pela cidade utilizando meios de transportes alternativos, como bicicletas, skates, patins, parapente e remo. Haverá um circuito de bicicleta em conjunto com a passagem da tocha para que todos possam participar!

* Em Salvador, está programada uma pedalada com temática marinha para chamar atenção para a falta de mobilidade urbana na cidade e sensibilizar o poder público quanto à realidade da praia da Ribeira utilizada como depósito de lixo, poluindo o mar e ameaçando a subsistência dos pescadores. O ponto final da bicicletada será justamente a Praia da Ribeira, onde todos se unirão no movimento de limpeza dessa praia.

* Em Brasília, a ideia é fazer um passeio ciclístico e formar uma grande seta com bicicletas e mudas no Parque da Cidade para mostrar que a capital do país está pronta para ir em direção a um mundo livre dos combustíveis fósseis.

* Em Recife, uma grande passeata está sendo organizada com a proposta de emitir o mínimo possível de carbono. No Marco Zero, a festa do zero carbono ilustrará a transição possível e justa para o mundo de 350 ppm, com a presença do pessoal da bicicletada, do maracatu, do teatro, da dança e todos que quiserem se juntar a essa grande festa.

* Em Porto Alegre, acontecerá um festival ecológico com oficinas, teatro, protesto, bicicletada, mostra de tecnologias sustentáveis e a circulação de um abaixo-assinado demandando investimento efetivo em energia limpa e tecnologias sustentáveis.

* Em Aracaju, o Pedal Eco Planetário vai chamar atenção para a urgente necessidade do poder público repensar a mobilidade urbana da cidade e também fazer uma Aracaju mais verde, com plantio de árvores e um grande passeio de bicicleta, skate, patins, a pé.

Se você já é adepto a "Hora do Planeta" essa é mais uma manifestação que vai lhe interessar. Tudo em prol do nosso planeta e da sobrevivência humana.




Nada se resolve num dia – mas nunca iremos vencer esta batalha se não nos unirmos e passarmos a seguinte mensagem global para os nossos representantes políticos: vocês podem estar estagnados, mas nós estamos em movimento! Se quiserem liderar, é melhor se apressarem!

Está na hora de sairmos da inércia e derrubar mais uma ditadura: a dos combustíveis fósseis!

Por Juliana e Paula e equipe 350.org

Nenhum comentário: