sábado, 4 de junho de 2011

Eco-dica (6) - Aprenda a separar o lixo da sua casa.

Do que adianta os produtos se tornarem 100% recicláveis se a população ainda nao sabe separar o seu lixo caseiro? E se separarmos, qual a certeza que teremos que o lixo foi para a reciclagem? Ok, são muitas questões a serem pesquisadas, mas vamos continuar (ou começar) a fazer a nossa parte! a super eco-dica de hoje fala sobre isso: "Você sabe separar os resíduos da sua casa?"


Vamos as dicas:

1) Você não precisa separar cada tipo de resíduo, basta separar o orgânico do reciclável, o resíduo molhado do seco. (Essa separação é importante pois evita contaminação.)

Lixo Seco: papel, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas de papelão, latas em geral, alumínio, copos de meta e de vidro, garrafas Pet, plástico, sacos e embalagens.

Lixo úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, sujeita de vassoura e cinzeiro

Caso o edifício, condomínio ou município aonde você mora não tenha o sistema de coleta seletiva, procure uma cooperativa de catadores em sua cidade e encaminhe o lixo seco para ser RECICLADO.

2) Sempre enrole o vidro em jornal. É um cuidado básico com o descarte de um material altamente perigoso para os profissionais que vão lidar com esses objetos.

3) Enxague os materiais que tiverem sobras antes de separar (não é preciso lavar todos recicláveis, o importante é garantir que as sobras não venham a contaminar os outros resíduos.) Por exemplo: Se você tem um pote de sorvete que ainda está sujo e descarta ele junto aos papéis, esse conteúdo corre risco de escorrer e “sujar” o papel. Essa sujeira diminui o valor de venda do material.

Na loja ETNA vocês podem encontrar lixeiras - reciclagem para facilitar o dia-a-dia.

Se o lugar aonde você mora não existe coleta seletica, e tem pouca disponibilidade para ir à cooperativas, faça como o Estilo Ecológico e monte a sua lixeira.

Compre um gaveteiro desses bem simples que você encontra nas lojas americanas, casa&vídeo, supermercados. Etiquete cada gaveta com os fins desejados]: papel, plástico, tetrapak, garrafa pet, latas, isopor, vidros! E pronto, sempre que utilizar enlatados, garrafas pet, tetra pak, o material deve ser lavado, colocado para secar (na pia mesmo) e depois armazenado na gaveta correspondente. Sem mau cheiro, sem insetos. Assim que tiver tempo recolha tudo separado e encaminhe a ONG ou cooperativa.

Nenhum comentário: