domingo, 22 de maio de 2011

TRIDENT

Sexta passada logo depois do almoço fiz o meu tradicional ritual de comprar um Trident depois do almoço, e pra minha surpresa uma embalagem-mídia digital... hahaha, adorei e fiz questão de curtir no facebook.


Trident é mais do que um chiclete, é sinônimo de saúde bucal indicado inclusive pelos dentistas. Então vamos aproveitar pra saber um pouco mais sobre essa grande marca:

Tudo começou, quando em meados da década de 50, as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com o excessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido a alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Os laboratórios da empresa American Chicle Company, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para teste em 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original.

O resultado foi surpreendente, e o produto fez sucesso imediato. O chiclete foi posicionado com o slogan “Great taste, that is good for your teeth” (em tradução livre para o português “Ótimo sabor, que faz bem para seus dentes”) em 1964, quando foi introduzido nacionalmente nos Estados Unidos com o sabor Peppermint (embalagem azul, agora chamado de Original).
O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendo desenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist/Teeth). Logo em seguida a empresa, e conseqüentemente a marca TRIDENT, foi comprada pela Adams, que introduziu um novo posicionamento para o produto com o slogan “4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum”.

Com o passar do tempo, a fórmula de TRIDENT foi aperfeiçoada e novos sabores surgiram, como Spearmint (menta - embalagem verde) e Fruit Flavours (frutas - embalagem rosa) em 1966, e Cinnamon (canela - embalagem vermelha) em 1969.

Em 2002, a empresa inglesa Cadbury Schweppes comprou a Adams e a marca TRIDENT, por US$ 4.2 bilhões da Pfizer. Nesta época o sucesso da marca já estava mais que garantido: mais de 4.5 bilhões de chicletes TRIDENT foram consumidos desde seu lançamento. Apesar deste enorme sucesso, somente em 2007 a marca foi lançada na Inglaterra, um dos dez maiores mercados de chicletes do mundo. Nesta época a marca iniciou o lançamento do tradicional chiclete em novas e modernas embalagens como potes com 40 unidades e a Sphere (uma pote redondo com design extremamente ousado). Recentemente, com a compra da Cadbury pela gigante Kraft Foods, a marca TRIDENT passou a fazer parte da linha de produtos de uma das maiores empresas de alimento do planeta.

O chiclete TRIDENT possui cinco linhas de produtos que podem ser encontradas em diversos sabores dependendo do país. Por exemplo, nos Estados Unidos somente a versão original do produto está disponível em 9 sabores: Cinnamon (canela), Crystal Frost, Spearmint (hortelã), Original, Buble Gum, Tropical Twist (frutas tropicais), Watermelon Twist, Minty Sweet Twist e Wild Blueberry Twist. Já no Brasil o chiclete está disponível em sabores como Cinnamon (canela), Freshmint (menta refrescante), Strawberry (morango), Cherry (cereja), Watermelon (melancia), Tutti-Frutti e Original (hortelã).

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1962
● Criador: American Chicle Company
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey
● Proprietário da marca: Kraft Foods, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Irene Rosenfeld
● Presidente: Sanjay Khosla
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 25 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Chicletes
● Ícones: Suas embalagens coloridas
● Slogan: 4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum.

História Via Mundo das Marcas.

Nenhum comentário: