terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Parabéns Publicitários!!!

O profissional da área da comunicação responsável pelo planejamento, criação e execução de campanhas publicitárias e de propagandas chama-se publicitário. O objetivo de uma campanha publicitária é obter lucro para o anunciante, a fim de aumentar as vendas do produto anunciado. É preciso criar uma imagem do produto e divulgá-la, de modo a despertar o interesse do consumidor, ou seja, fazê-lo desejar o produto. O publicitário conhece as técnicas necessárias para que esse processo tenha êxito e supere a concorrência de outros produtos.

Até 1965, a profissão de publicitário era exercida pelos jornalistas, os quais, por terem conhecimento e prática na divulgação de mensagens dirigidas às massas, eram os mais requisitados pelos anunciantes para trabalharem a imagem de seus produtos. Em 18.06.1965 foi promulgada a lei nº 4680, que regulamentou a profissão em razão de terem surgido cursos superiores na área da Comunicação Social com especialização em publicidade e duração de quatro anos. Dessa forma, hoje o publicitário possui ampla formação na área de ciências humanas – psicologia, sociologia e antropologia – e em matérias específicas, como criação e redação publicitária, que complementam os conhecimentos necessários para lidar com o público-alvo de seus futuros clientes.

O campo de atuação do publicitário são as agências de publicidade e propaganda ou as empresas. Nas agências, ele pode se especializar em diversas áreas: na área do atendimento, fazendo contato com o cliente e levando as instruções deste para a agência executar o trabalho e na área da criação, desenvolvendo o anúncio propriamente dito. Pode também optar pela redação publicitária, direção de arte ou por outras áreas, como a do planejamento, em que avalia pesquisas de mercado e determina a melhor forma de comunicação para o cliente, ou na mídia, onde ele determina em quais meios e em que periodicidade o anúncio deve ser veiculado.

Para fiscalizar o exercício da profissão, foi criado em 1980 o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (CONAR), uma ONG que zela pela ética no meio publicitário, impedindo que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas. Qualquer consumidor que se sinta lesado por alguma publicidade pode contatar o CONAR, que, mediante um Conselho formado pelos membros da organização, irá analisar a denúncia e ordenar, caso seja pertinente, a retirada do anúncio ou a modificação de seu conteúdo com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio.


Seguem algumas peças em homenagem ao nosso dia:

Essa foi uma homenagem do Jornal Correio do Estado, criado pela Agência Qualitas Brasil (MS)


Cliente: Oportunity Publicidade
Produto: Dia do publicitário
Criação: Jean Vale
Redação: Jean Vale
Arte: Ramon Gurgel
Aprovação: Guilherme Garcez


Cliente: Os clientes da casa
Produto: Dia do publicitário
Criação: Jean Vale
Redação: Jean Vale
Arte: Bruno Serejo
Aprovação: Guilherme Garcez e todos os clientes


Agência Jump de Curitiba.

Parabéns a todos Publicitários que visitam o blog Compartilhar!!!

Nenhum comentário: