domingo, 16 de janeiro de 2011

O futuro dos transportes públicos pelo mundo

Matéria retirada do O DIA.
POR JOÃO RICARDO GONÇALVES

Você está cansado de meios de transporte público lentos, lotados, perigosos, poluentes? Cientistas do mundo inteiro também, e já estão desenvolvendo e até colocando em prática soluções para resolver esses problemas. As ideias parecem ter saído de filmes de ficção científica, como trens que levitam, cápsulas que andam em trilhos suspensos, táxis sem motoristas, entre outros.

Um dos exemplos mais famosos da tecnologia em transportes usada a favor do meio ambiente e do próprio usuário são o trens de levitação magnética (Maglev) que, ao contrário dos veículos sobre trilhos normais, não tocam nas linhas, porque levitam usando forças atrativas e repulsivas do magnetismo e supercondutores.

Trem de levitação magnética liga Shangai ao seu aeroporto — um percurso de 30 km que dura 8 minutos.


O resultado é um trem que consome menos energia — os motores não ficam constantemente ligados — e que podem atingir velocidades de até 1 mil km/h. O conceito foi inventado na Alemanha e colocado em prática comercialmente pela primeira vez na China, em 2004, numa linha que liga a cidade de Shangai ao seu aeroporto — um percurso de 30 km que dura 8 minutos. No Brasil, pesquisadores da UFRJ desenvolvem um veículo semelhante.

Outra ideia são os chamados Skytran, ideia do inventor americano Douglas Malewicki. As linhas levam pequenos vagões, onde cabem duas pessoas, erguidos em trilhos suspensos. O sistema é tido como “verde” e rápido, mas esbarra no custo ainda alto. Mesmo assim a cidade de Mountain View, nos EUA, já estuda sua instalação.

PERTO DO CHÃO

Para quem prefere ficar mais perto do chão, mas não suporta mais a poluição e os acidentes de trânsito, o futuro pode estar nos ULTras, espécie de táxis sem motoristas que estão sendo instalados no terminal 5 do Aeroporto de Heathrow, em Londres. Eles levam até quatro passageiros, são movidos a energia elétrica e chegam a velocidade de 40 quilômetros por hora.

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