sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Fotógrafo captura espetáculo de cores de degradação ambiental

O fotógrafo e ativista americano J. Henry Fair viaja o mundo a bordo de um helicóptero para retratar o impacto de ações humanas como o despejo de lixo e de resíduos industriais em paisagens naturais.

Dezenas dessas imagens foram reunidas no recém-lançado livro "The Day After Tomorrow: Images of Our Earth in Crisis" (O dia depois de amanhã: Imagens de nossa Terra em Crise, em tradução livre).

'Caleidoscópio' mostra centro de destilação de petróleo para obtenção de betume em Fort McMurray, na província canadense de Alberta. O processo causa grande impacto ambiental. (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

Lago de dejetos em uma fábrica de herbicidas na Louisiana, EUA. (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

Espuma formada em lixo contendo resíduo de bauxita, emitido por uma fábrica de alumínio na cidade de Darrow (Louisiana, EUA). (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

Esgoto com resíduo de fertilizante é despejado em Geismar, Louisiana, nos EUA. (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

Reservatório com resíduos de papel, em uma fábrica de lenços em Ontário, no Canadá. A fibra de madeira usada na produção é retirada da reserva florestal de Kanogami. (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

Esta foto da fábrica de herbicidas em Louisiana foi batizada de 'Gangrena' por Fair, que participa de diversas organização de proteção e educação ambiental. (Foto: J. Henry Fair/cortesia Gerald Peters Gallery via BBC)

De grande impacto, as imagens mostram o avanço da degradação provocada pelo vazamento de petróleo no Golfo do México e destruição provocada em parques naturais por lixo industrial.

As fotos também integram a exposição Abstraction of Destruction (Abstrações de Destruição), em cartaz na galeria Gerald Peters, em Nova York.

Via

Nenhum comentário: