quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Eco-Dica (2) - Reduza o consumo do ar-condicionado

O que eu mais ouvi essa semana é "como o tempo do Rio de Janeiro é louco!", uma hora é chuva, frio no verão, outra hora é um sol e calor INSUPORTÁVEL! Ninguém tá feliz com a temperaura que tá, mas todos sabemos que a cidade maravilhosa fica muito mais linda com um dia de sol, mostrando o cristo de braços abertos, o tal homem deitado na pedra da gávea e os morros sempre tão verdes, ahhhh a natureza, obra divina mesmo.
Enfim... baseada nas minha experiências pessoais com a palavra "calor" e "ar condicionado" andei fazendo uma pesquisas, e segue mais uma SUPER ECO-DICA DA RAI!!!


O ar-condicionado é o aparelho residencial que mais consome energia elétrica durante o verão, chegando a consumir o equivalente à soma de todos os outros aparelhos. Isto ocorre porque o desarme e religamento do compressor consome muita energia, já que o funcionamento se reinicia em alta velocidade. A eficiência térmica dos condicionadores é definida como a razão entre a quantidade de calor retirada do ambiente e a energia elétrica gasta para isso. Na compra de novos aparelhos, deve-se, sempre, dar preferência aos de eficiência térmica mais elevada.

Mas, para que se tenha uma redução efetiva do consumo, você também pode e deve adotar algumas medidas. Afinal, economia nunca é demais!

Escolha um modelo conforme suas necessidades e de acordo com o uso do ambiente. Verifique se a dimensão e condições coincidem com a capacidade do aparelho. (Saiba mais aqui). Procure os que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Dê preferência aos modelos com recursos como o timer, que permitem programar, evitando o excesso de refrigeração e o desperdício de energia. O compressor rotativo também favorece a redução do consumo. Isto ocorre pois sua mecânica de funcionamento garante menor atrito entre as peças, o que diminui o esforço para cumprir sua função.

O que é o Procel

O Selo Procel é um produto que foi desenvolvido e construído pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Tem como principal objetivo motivar você, consumidor, e os fabricantes a reduzirem o consumo de energia elétrica de forma eficaz.





Produtos com Selo Procel

O Selo é concebido anualmente a um determinado produto, de acordo com o ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). Normalmente, produtos classificados pelo ENCE na categoria A (menor gasto) são contemplados com o Selo Procel.

Os produtos que contém o Selo já saem da fábrica devidamente etiquetados, de acordo com as normas do Procel. Agora você já sabe, antes de comprar seu eletrodoméstico verifique se ele tem o Selo Procel e tenha uma boa economia!



Condições do ambiente

Lâmpadas. A substituição das incandescentes por fluorescentes compactas, com maior eficiência energética também ajuda na refrigeração. As lâmpadas incandescentes produzem mais calor do que luminosidade, o que cria um novo ambiente de conflito com o ar-condicionado.

Decoração. Uma sala com tapete ou carpete permite um resfriamento mais lento, já que esta decoração aumenta a temperatura do local. Por outro lado, ambientes com pisos e azulejos aceleram o resfriamento.

Bloqueios ao ar. Não tape a saída de ar do aparelho ou a obstrua com cortinas, móveis ou divisórias, pois isso exigirá mais do condicionador e a temperatura de conforto não será atingida (ou levará mais tempo, consumindo mais energia).

Sol. Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

Portas e janelas. Repare se não há janelas e portas quebradas, ou fora de alinhamento.

Calcule aqui o consumo de energia do seu ar-condicionado.


Via

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boas às dicas Raíssa. Se cada um de nós adotarmos essas simples medidas com certeza estaremos fazendo a nossa parte, para a preservação do meio ambiente e uma melhor qualidade de vida.E mais, se cada Face-blogueiro postar no seu perfil esta Eco-Dica, estaremos divulgando-a para um número
maior de pessoas. Como diz o velho ditado "a propaganda - hoje publicidade/marketing - é a alma do negócio". Esse, digamos assim, foi o "mote" da monografia da Raíssa. Façamos a nossa parte. Abraços.