domingo, 26 de dezembro de 2010

Sustentabilidade na aviação


As mudanças climáticas sinalizam cada vez mais para a importância da geração de fontes energéticas renováveis. A Aviação Civil também necessita desta renovação energética para a sua competitividade de mercado, e a continuidade no semento de negócio de transportes.


O transporte aéreo também contribui para liberar gases efeito estufa na atmosfera. Esta “contribuição”pode ser amenizada por meio da utilização dos biocombustíveis, desenvolvidos especificamente para este meio de transporte.


Optando pelos renováveis, verifica-se a necessidade do desenvolvimento e certificação de biocombustíveis sustentáveis, de baixa emissão de carbono, para uso específico na aviação. Este novo produto deve proporcionar eficiência igual, ou superior, aos combustíveis de origem fóssil, derivados dos hidrocarbonetos.


Outro aspecto de significativa relevância é no sentido de um desenvolvimento tecnológico que possibilite uma adaptação à baixo custo, sem necessitar de mudanças que inviabilizem economicamente o processo de modificações nas aeronaves.


A logística, desde o processamento, transporte, armazenamento e abastecimento também precisará passar por análises criteriosas, tendo em vista as características das fontes de origem e das próprias especificidades de cada matéria prima e de seus derivados. O fluxo do processo produtivo, os seus devidos controles qualitativos e de segurança, ao longo de toda a cadeia produtiva, até o consumo final, também constituem elementos de muita atenção para a sustentabilidade.


Além do mais, como adaptar, a baixo custo, segurança e curto espaço de tempo, as aeronaves com sistemas concebidos para os derivados dos hidrocarbonetos? Outros motivos contribuem para a aceleração da busca da competitividade e sustentabilidade na Aviação Civil no Brasil, o advento de grandes eventos no País, principalmente Copa do Mundo e Olimpíadas.


Teremos sustentabilidade neste segmento de transporte?
Como promover a sustentabilidade nas cias aéreas?


Inicialmente, mencionamos apenas o aspecto do combustível, mas precisamos debater a necessidade de pesquisa no setor, incentivos do governo, e ainda, é preciso adotar políticas que contribuam para a construção da sustentabilidade nas cias Aéreas.


Prof. Carlos Monteiro
Consultor Sustentabilidade Litoral Verde.
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial.
Responsabilidade Socioambiental, Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade.
Presidente ADESP – Associação para o Desenvolvimento Sustentável Participativo

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