sábado, 11 de dezembro de 2010

Música recebe direitos na internet

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad) iniciou a distribuição de R$ 1,2 milhão recolhido a empresas que utilizam música na internet.

Cerca de 8 mil músicos, compositores e intérpretes serão os primeiros beneficiados, informa o jornal O Estado de S.Paulo.

As primeiras listas que o Ecad liberou aos seus associados (mais de 400 mil) mostram um perfil de consumo bem diferente daquele das TVs, rádios e danceterias. É um consumo menos popular: Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Jorge Ben, Rita Lee, Roberto Carlos lideram entre os autores com maior rendimento.

As músicas mais ouvidas também não são os hits da estação - canções como Noites com Sol, de Flávio Venturini, e Brincar de Viver, de Maria Bethânia, estão entre as mais ouvidas. Tom Jobim tem quatro canções entre as dez com maior rendimento na internet.

O Ecad estima que esse tipo de arrecadação dobre em 2011, e assim progressivamente.

Entre as empresas que fizeram acordo com o escritório estão o Google (que opera o YouTube) e a rádio online Kboing, entre outras. Há mais empresas negociando, como o Terra Sonora.

Segundo o Mario Sergio Campos, Gerente Executivo de Distribuição do Ecad, o universo representa apenas 3% do universo. Os sites que usam música comercialmente estão sendo instados a pagar 3,75% do seu faturamento a título de direitos dos autores.


Via

Nenhum comentário: