sábado, 17 de julho de 2010

O Twitter, a Copa do Mundo e o Marketing



A Copa do Mundo já acabou, mas enquanto a jabulani rolava nos gramados sul-africanos os internautas brasileiros aproveitaram o Twitter para expressar suas opiniões – nem sempre muito positivas – sobre as marcas envolvidas no Mundial de futebol.

Uma pesquisa realizada pela Textual Novas Mídias entre os dias 12 de junho e 5 de julho (logo após a eliminação do Brasil) monitorou mensagens no Twitter relativas exclusivamente ao marketing. A conclusão é que a principal fonte utilizada pelos twitteiros para alimentar as discussões em torno do assunto foi mesmo a imprensa: quase 70% do conteúdo dos tweets foram originados a partir de informações publicadas nas versões on-line dos veículos de comunicação tradicionais.

Em um universo de 5.867 citações registradas no período, 68% foram negativas. Os gastos das empresas no evento foram considerados muito altos pelos consumidores, em comparação ao que eles imaginam que seja investido para a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços.

Outras críticas se voltaram para as campanhas publicitárias. Segundo os usuários, elas não se renovaram e, por isso, estavam desgastadas já no início da Copa. Em contrapartida, do lado positivo, em 32% dos comentários o principal destaque foi o sucesso das ações pontuais – de marketing de guerrilha – que mostraram maior potencial de geração de buzz positivo para as marcas.

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