domingo, 11 de julho de 2010

Logo - Copa de 2014

O logotipo da Copa do Mundo de 2014 já é oficialmente do conhecimento de todos. O COL (Comitê Organizador Local) apresentou o desenho, que tem uma clara referência à Taça Fifa, nesta quinta-feira, 8, em evento realizado em Joahannesburgo, pontapé inicial para a competição em solo brasileiro. A criação é da agência Africa, de Nizan Guanaes.

A logomarca tem o esboço da imagem do troféu do Mundial sendo formado por três mãos. As cores que predominam são o verde e o amarelo, presentes na bandeira do Brasil. O ano 2014 foi pintado em vermelho. Embaixo do desenho, está escrito "Fifa World Cup" (Copa do Mundo Fifa) em azul e "Brasil" (agora com 's') em verde.



Para a 'escolha' do ícone, que estará nas camisas de todas as seleções que participarão das Eliminatórias do Mundial e também da competição a ser organizada pelos brasileiros, foi reunida uma comissão de 'notáveis' - o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner -, que avaliaram opções sugeridas por várias agências.

Nesta quinta, o lançamento oficial do logo, ocorrido no Sandton Convention Center, em Johannesburgo, foi prestigiado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Estiveram no evento também Teixeira, que dirige o COL, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A cerimônia contou com os atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert como apresentadores. Eles primeiro solicitaram a presença de Ricardo Teixeira no palco do centro de convenções, que foi pintado de verde e amarelo.

Em declarações breves, o dirigente falou sobre a importância do evento e disse que "o mundo ficará mais brasileiro em 2014", assim como ficou "mais sul-africano" com a competição de 2010.

Na sequência, falou ao público Blatter, que fez parte de seu discurso em português e desejou boa sorte ao país no qual "futebol é uma religião".

Vejam o vídeo da criação da peça:



Via

Nenhum comentário: