domingo, 6 de junho de 2010

Dia do Meio ambiente



Depois de assistir um belo vídeo como esse, venho falar sobre o dia (tão importante) que foi ontem. O dia 05 de Junho, dia do meio Ambiente já passou, mas nossas atitudes pela preservação do meio ambiente não podem parar!

Como esse tema me agrada e tem muito a ver com minha monografia, fiz umas pesquisas na internet que postarei aqui.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.



Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

No Brasil, a responsabilidade ambiental só adquiriu força de verdade a partir da ECO 92. A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.


A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável.




Baseado no “ABC do Dia Mundial do Meio Ambiente” desenvolvido pelo site do WED 2010, segue uma lista de sugestões ambientalmente recomendáveis para exercitar neste dia e enquanto quisermos cuidar “da nossa casa”.

*
Aja agora, adotando o máximo de atitudes eco-amigáveis e depois transforme-as em hábitos diários para sempre.
*
Uma vez por semana, evite consumir produtos animais: seja vegetariano.
*
Tenha sempre uma sacola de tecido para suas compras – do supermercado e do shopping também.
*
Quando puder, deixe o carro em casa. Caminhe ou ande de bicicleta.
*
Dê ou peça carona, ou ainda, opte por um carro híbrido (os de combustível e eletricidade ainda não chegaram aqui, mas um flex já dá algum resultado).
*
Mantenha o motor do carro regulado, assim como a pressão dos pneus, para evitar consumo a mais de comsbustível.
*
Não deixe a água correndo enquanto escovar os dentes.
*
Em casa, use água de filtro em vez de engarrafada.
*
Reutilize vidros em vez de usar recipientes plásticos.
*
Descarte corretamente baterias, cartuxos de tinta de impressora, óleo comestível, lâmpadas fluorescentes.
*
Dê preferência a produtos ambientalmente corretos, de produção local ou próxima, duráveis, reutilizáveis, recicláveis, biodegradáveis. + dicas




Links: 1,

Nenhum comentário: