sexta-feira, 23 de abril de 2010

Um dos maiores erros do Marketing

Este sexta-feira, 23, marca os 25 anos daquele que é considerado um dos maiores erros da história do marketing - a Nova Coca-Cola.


Ainda se remoendo pelo Desafio Pepsi de 1975, que propunha aos consumidores descobrir o melhor sabor, a Coca-Cola lançou o altamente secreto "Projeto Kansas", com a missão de reformular o produto. O esforço foi liderado pelo líder da empresa nos Estados Unidos Brian Dyson, que contratou o diretor de marketing Sergio Zyman para encabeçar o esfgorço. A empresa, então, testou uma versão nova e mais doce com 190 mil norte-americanos, a um custo de US$ 4 milhões.

Em um encontro com as engarrafadoras em Atlanta, em 22 de abril de 1985, Zyman anunciou que a Coca-Cola mudaria seu sabor. No dia seguinte, a empresa revelou o novo sabor para analistas financeiros e mídia.

Mas no mesmo dia, a Pepsi chamou a imprensa para comemorar sua "vitória", e informou em publicidade que a mudança da Coca a tornaria "mais parecida com a Pepsi".
Quando a Coca-Cola e seu executivo Roberto Goizueta, que chegou a ser CEO e Chairman posteriormente, anunciaram que a antiga fórmula seria eliminada, houve uma revolta de consumidores. Dessa forma, em 11 de julho de 1985, a empresa decidiu retornar com a fórmula, renomeando o produto para Coca-Cola Classic.


Alguns na indústria analisaram que a Coca-Cola havia introduzido uma nova forma de marketing, ao gerar revolta em seus consumidores que amavam a antiga fórmula e trazendo o produto de volta. Mas nem todos pensaram assim.

Abaixo, o comercial da Coca-Cola com Bill Cosby apresentando o produto, com o slogan "Coca-Cola é isso aí". E um da Pepsi em reação.









VIA

Nenhum comentário: