terça-feira, 23 de março de 2010

O famoso símbolo @ no mundo da arte


NOVA YORK (Reuters) - Para os franceses é possível que o símbolo faça lembrar o delicioso escargot, mas, para quase todo o resto do mundo, @ encarna a era da Internet e sua linguagem em constante evolução.

Para homenagear a potência do símbolo retorcido, o Museu de Arte Moderna de Nova York anunciou na segunda-feira que acrescentou o @ a seu acervo de arquitetura e design, citando seu "poder no design".

Hoje usado diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo em endereços de e-mail, mensagens de texto e no twitter.com, o símbolo @ é visto como sendo antigo, disse o museu, datando possivelmente do século 6.

Declarando que está cometendo um "ato de design", o museu celebrou a multiplicidade de significados do @, que passou de símbolo de cão para os russos e gato para os finlandeses a sinal onipresente nas trocas de e-mails.

"Hoje o símbolo @ faz parte da vida em todo o mundo", disse Paola Antonella, curadora sênior do Departamento de Arquitetura e Design do museu, em blog postado na segunda-feira no site do museu.

A vinculação do símbolo com a Internet data de 1971, quando o @ apareceu no primeiro e-mail da história, enviado pelo engenheiro Ray Tomlinson.

Ao acrescentar o símbolo a seu acervo, o museu disse que a iniciativa é uma aquisição, mas nem por isso se torna dono do símbolo, que continua a ser do domínio público.

(Reportagem de Basil Katz)

Via

Nenhum comentário: