segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Parabéns Publicitário.

Queria dar um MEGA Parabéns à todos estudantes e profissionais de Propaganda. Hoje, dia 01 de Fevereiro é o NOSSO DIAA!! Podia ser um feriado nacional claro, mas é querer muito!!!


A primeira grande pergunta é “O que faz um Publicitário?”

Segue um vídeo que achei no Youtube em que uma garota sai perguntando as pessoas o que faz um publicitário. Achei ela meio sem noção em algumas situações, e perguntando se a propaganda engana, mente. Enfim...sabemos que não é só de classe A que vive a Propaganda, muito pelo contrário a grande maioria que compra são as classes D e E. O que eles acham sobre o Publicitário e seu trabalho?


Antes de qualquer coisa ele é um pesquisador e eterno curioso. Tem que ler de tudo, ouvir de tudo, comer e beber de tudo, ir a todos os tipos de lugares, conversar com todos os tipos de pessoas. Tenha experiências que você terá histórias e, consequentemente, ideias. Afinal grandes propagandas foram criadas baseadas no dia-a-dia.

O profissional de propaganda não é somente aquele que cria, ouvimos muitas coisas do tipo "Faço Publicidade porque sou criativo". Na verdade todos somos criativos, e em todas as profissões tem que se ser. Mas a criatividade não é um dom, ela é aperfeiçoada, treinada todos os dias. Treinar assim como s treina o músculo, com notícias, informações, leituras, imagens etc.

Transformando produtos em Marcas




Vamos ao teórico: O primeiro passo é o Planejamento (que junto ao cliente) vai construir o briefing com a definição de público-alvo (faixa etária, classe social, hábitos de consumo e costumes culturais), dos veículos que serão utilizados para divulgação, o objetivo da propaganda ou campanha entre outros detalhes.

Também tem a parte da Criação em que trabalham a dupla de criação(diretor de arte e redator), o diretor de criação, o revisor, web designer, designer gráfico. A dupla de criação trabalhando juntamente com seu diretor fazem a parte conceitual e visual das campanhas. O Web designer é o responsável pela criação do layoout, a parte visual, do site, e o designer gráfico que desenvolve logotipos, logmarcas, folders, catálogos, ilustrações, embalagens, rótulos, etc.

A área de Mídia também é muito importante, porque é lá que se calcula para qual veículo vai anunciar e quanto vai ser investido. São vários cargos também como: Diretor de Mídia, Gerente de Mídia, Planejador de Mídia, Chefe de Pesquisa e Informações de Mídia etc. Todos trabalhando juntos claro ainfal cada centavo vale ouro.

Área como Estúdio de Arte e Montagem só existem em grandes agências. Não podemos esquecer da Produção Gráfica que é responsável por toda a parte de reprodução gráfica das peças criadas e produzidas pela agência. E a Produção Audivisual/Eletrônica que trabalha na execução de todos os filmes, áudio/visuais e comerciais, criados e produzidos pela agência.

Também tem a parte da Produção que trabalha os textos, filmes, comerciais, anúncios, outdoors, etc. E o veículo de comunicação adequado.


Pra finalizar que agora vocês já sabem tudo sobre esse curso apaixonante, assistam esse vídeo, super legal e engraçado.


Nenhum comentário: