quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dia da Internet Segura

Achei que hoje era o Dia da Internet Segura, mas pesquisando em blogs tô vendo que foi ontem. Enfim... com o lema "Pense antes de postar", anualmente ocorre o evento para promover o uso mais seguro e responsável de tecnologias online e de celulares, principalmente entre crianças e jovens em todo o mundo. No ano passado, mais de 500 eventos em 50 países ocorreram no Dia da Internet Segura.

Em 2010, o Dia da Internet Segura pretende levantar a questão de que, quando alguém publica alguma coisa na web, esse conteúdo fica disponível por um período indefinido e acessível por qualquer um, podendo ter sérias consequências, e as crianças e adolescentes precisam ter consciência de que precisam controlar sua identidade online.

"Neste dia será feita uma mobilização para conscientizar a população de que a internet é um espaço público. Por isso, temos que tomar cuidado e nos comportar na internet como fazemos pessoalmente", diz o diretor de Prevenção e Atendimento da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm à Agência Brasil.

Vejam o vídeo da Campanha de 2009 e 2010.


Como nós podemos ajudar?
Cada um de nós pode fazer sua parte para tornar a Internet um lugar mais seguro. Comecemos dentro de casa. Quantos computadores existem? Todos possuem antivírus instalado e atualizado? E o navegador, ainda é aquele troço nojento do IE6? Confira algumas dicas do que você pode fazer para dar uma força:

* Mantenha o seu sistema operacional sempre atualizado. Marque para baixar as atualizações automaticamente
* Elimine da face da Terra o Internet Explorer 6, atualizando para a versão mais nova possível, ou instale outro navegador, como o Firefox ou Chrome
* Instale um bom antivírus e marque para atualizar automaticamente todos os dias
* Desabilite a execução automática de dispositivos USB

Postar na Web sem pensar pode causar arrependimento, veja casos.

Sempre que forem mandar email, encaminhem junto com o corpo da mensagem o seguinte texto:
CAMPANHA INTERNET MAIS SEGURA
Se você pretende redirecionar este e-mail, antes, por favor:
* apague meu nome e e-mail;
* apague também outros endereços que apareçam nele;
* encaminhe aos seus destinatários como cópia oculta (Cco ou Bcc).

Desta forma você estará protegendo a mim, a seus amigos e a você mesmo, dificultando, assim, a disseminação de vírus e spam.


Link 1

Nenhum comentário: