terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Campanhas Sustentáveis

Falando em sustentabilidade... a maioria das marcas fazem campanhas ou mudam seu conceito em torno do assunto VERDE, por se preocuparem realmente com o nosso planeta e para mostrar aos consumidores que "eles fazem por onde" e não são tão capitalistas como imaginamos.

Eu, estudante de comunicação tento ver tudo pelo lado bom, e acho que as grandes marcas que fazem campanhas sustentáveis, terminam incentivando aos seus consumidores a pensarem verde também.

Escolhi dois nomes fortes pra postar hoje: Coca-Cola e Bradesco.
Seguem as campanhas:


A Coca-Cola Brasil lançou no final de 2008 campanhas impressas e on-line com atividades relacionadas a sustentabilidade. Com o conceito "Viva Positivamente", ideias de economia de água e energia, além de reciclagem de materiais e inclusão social, inspiram também os consumidores a fazerem sua parte.

“A campanha é a ponta do iceberg da idéia de viver positivamente. Estamos criando um modo de vida sustentável abrangente como filosofia na empresa, que vai partir para outras esferas através do esforço de comunicação”, afirma Marco Simões, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola Brasil. Criadas pela DPZ, as peças propõem a reflexão sobre questões de desenvolvimento sustentável. Os anúncios são ilustrados com pontos de exclamação, interrogação e símbolo de porcentagem, acompanhados de um tema a ser pensado e também dos números positivos obtidos pela empresa nas questões citadas.


O do ponto de exclamação, por exemplo, dá destaque aos 25 mil alunos beneficiados pelo programa de Valorização do Jovem. “É importante diferenciar meio-ambiente de sustentabilidade, que é um conceito muito mais amplo. Trata-se de uma idéia que engloba a parceria entre os seres humanos, como você vive com seus colaboradores, fornecedores, consumidores. É viver em rede, com equilíbrio”, ressalta Simões.

A preocupação com o meio-ambiente acompanha a Coca-Cola Brasil desde a década de 70 e, agora, com a plataforma Viver Positivamente, ela ganha cinco pilares definidos: Performance, Portfolio, Planeta, Pessoas e Parceiros; sob os quais reside a filosofia da letra R. “Os três “R’s” estão presentes na nossa produção industrial. O primeiro é de Redução, quando buscamos utilizar o mínimo necessário; o segundo é de reciclagem, já que quase 100% de nossa água é reutilizada; e o terceiro é de reposição. Através de reflorestamento, buscamos devolver à natureza o que foi utilizado”, enumera o vice-presidente.


No final de 2007, o Bradesco lançou a campanha "Planeta Sustentável". Um encarte com 4 páginas foi veiculado nos principais jornais do país, como a Folha e o Estadão. A ideia do Bradesco foi reunir, em um só guarda-chuva, todas as ações de cunho sócio-ambiental do banco.

O diretor de marketing do Bradesco, Luca Cavalcanti, teve a seguinte declaração: "Temos um trabalho sólido e que comprova o nosso envolvimento com ações relacionadas à preservação e educação. Há uma certa comoditização no discurso da sustentabilidade e o Bradesco não quer entrar nessa via. Queremos exibir para o mercado o que fazemos e o Banco do Planeta é a platarforma que escolhemos para esse fim".

Link 1 e 2

E vocês gostaram dos conceitos?

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