sábado, 21 de novembro de 2009

Toulose-Lautrec





A sociedade contemporânea se identifica com as obras de Toulose-Lautrec pelo fato do pintor exprimir em seus quadros o interior do ser humano e ambientes que demonstram seus dramas: cabarés, circos, bordéis e boemia.
No final do século 19 o bairro Montmartre, em Paris, era um local de muita diversão com bares e cabarés onde a vida boêmia culminava na famosa casa de show Moulin Rouge. E é neste ambiente, com bailarinas, homens do poder, prostituas e bêbados, que Lautrec, inspirou-se para realizar sua grande obra na fase pós-impressionista.

Henri de Toulose- Lautrec nasceu em 1864, de família abastada. Aos 5 anos já desenhava nos cadernos croquis da mãe, do pai, dos animais da casa e pequenas paisagens. Porém aos 14 anos, sofreu dois acidentes (um após o outro), quebrando os fêmures, sendo diagnosticado pelos melhores médicos que suas pernas não iriam mais crescer. Adulto, o artista possuía cabeça e troncos normais, com pernas atrofiadas e disformes, o que dificultava-lhe a locomoção.
Aos 16 anos, Toulose-Lautrec pintou o quadro "Le comte Alphonse de Toulose-Lautrec conduisant un attelage à quatre chevaux", onde mostra o pai numa charrete em uma caçada, onde convenceu a família que a arte seria seu mundo. Este trabalho também revelou a paixão do artista por um traço de composição que iria caractericar suas obras: o sentido do movimento.
"Le comte Alphonse de Toulose-Lautrec conduisant un attelage à quatre chevaux"
Em 1881, apesar de sua pincelada moderna, Lautrec seguiu o roteiro acadêmico na Escola de Belas Artes, tendo como um dos primeiros mestres Léon-Joseph-Florentin Bonnar. Fervoroso defensor das normas acadêmicas, Bonnar desaprovava os desenhos do aluno Lautrec. Em 1883 foi estudar no atelier de Fernand Cormon, com conheceu Van Gogh e Émile Bernard. Na mesma época tornou-se admirador de Degas se dedicando ao mesmo tema contemporâneo do artista mais velho. Foi com ele que aprendeu técnicas advindas da pintura japonesa onde se utiliza muito a diagonal, espaços vzios e cor sólida, ceracada de rigorosos contornos. Apesar de deus metres em Paris (Bonnat e Cormon), Toulose- Lautrec não aceitou os ensinamentos acadêmicos, distinguindo-se como um independente.

Em 1886, com 22 anos, se estabeleceu em Montmartre alugando um apartamento e estúdio. Mergulhado na vida boêmia, tornou-se alcóolatra. Toda noite era visto em bares e cabarés, o que ajudou a prejudicar ainda mais sua saúde, já marcada pela tragédia da adolescência. Um destes cabarés era o "Le Mirliton", cujo proprietário, Aristides Bruant - que posou para grandes obras de Lautrec - ajudou o artista cedendo-lhe espaço para exibir seus primeiros quadros profissionais.
Aristides Bruant

Ao contrário dos Impressionistas, demonstrou pouco interesse pelas paisagens e dedicou-se aos interiores dando ênfase aos manifestos que aconteciam dentro dos cabarés, como o Mirlinton em seus ambiente de festa, luzes e música. Mas, as visitas frequentes a esses locais não eram hedonísmo de Lautrec. Lá o artista também costumava fazer seus desenhos preparatórios. A imagem final era criada durante o dia. A partir da década de 90, se dedicou a litografia. As imagens transformadas em cartazes viraram anúncios espalhados por toda a cidade. e]Este fato gerou um grande impulso aos cabarés. As imagens, apesar de parecerem muito simples, possuem uma maestria na nova técnica da litografia trabalhada por Lautrec. Além de eecutar a gravura, Henri trabalhava noite e dia até a finalização do processo. Antes de Lautrec, os cartazes eram impressos apenas com dizeres, sem figuras. Portando, o que se entende de cartaz como a imagem sendo o foco princpal da ideia no século 20, depende inteiramente da obra de Toulose-Lautre no fim do século 19.
Henri de Toulose-Lautrec faleceu com apenas 37 anos, em 1901, no Castelo de Malromé(França). Seus quadros e trabalhos gráfico hoje são reconhecidos como obras de um mestre do Pós-Impressionismo.


+ Obras de Toulose-Lautrec.

Fonte: Toulose-Lautrec - The oulin Rouge and the City of Light (Robert Burleigh)

Nenhum comentário: