segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Jean-Michel Basquiat

Se você parar pra procurar sobre a História da Arte HOJE, encontrará o Grafitti lá logo após o Pop Arte e o Op Arte. "Violação, anarquia social, destruição moral, vandalismo puro e simples" isso já é passado, o Grafite saiu do seu gueto, das ruas para as galerias e museus de arte.
A primeira grande exposição de Grafite foi realizada em 1975 no "Artist's Space", de Nova York, com apresentação de Peter Schjeldahl, mas a consagração veio com a mostra "New York/New Wave" organizada por Diego Cortez.
Características gerais:
* Spray art - pixação de signos, palavras ou frases de humor rápido, existe a valorização do desenho.
* Stencil art - o grafiteiro utiliza um cartão com formas recortadas que, ao receber o jato de spray, só deixa passar a tinta pelos orifícios determinados, valoriza-se a cor.
Um dos principais artistas se não o principal foi o Jean Michel Basquiat (1960-1988).

Nascido no Haiti, desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas ao mundo artístico. Aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan. A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"). Isso gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo das mensagens grafitadas.
Abandonou a escola, mudou de cidade, morou com amigos, vendeu camisetas e postais, participou de bandas e teve uma curta carreira cinematográfica. Basquiat começou a ser mais reconhecido em junho de 1980 quando participou do The Times Square Show, uma exposição de vários artistas patrocinada por uma instituição de nome "Colab". Mas só virou celebridade de fato quando foi patrocinado por Andy Warhol (Pop Art)
Seus grafites mostravam símbolos de variadas culturas, de obras famosas, e principalmente ícones da cultura e consumo americanos, principalmente no contexto político e social. As temáticas do seu trabalho refletem suas preocupações, como o genocídio, a opressão e o racismo. Morreu prematuramente em virtude de depressão e drogas.
Alguns de seus trabalhos:





Link 1 e 2

Um comentário:

JuX disse...

lembra o trabalho do rubens gerchman!
te amo
JNH