sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brinquedo no Fast Food

Pesquisa realizada em 14 países, incluindo o Brasil, apontou que a distribuição de brinquedos com sanduíches é a principal estratégia das redes de fast food para atrair crianças.

Coordenado pela "Consumers International" (federação que reúne organizações de defesa do consumidor), o estudo analisou a estratégia de marketing das linhas infantis do McDonald's, Burger King e KFC em países como Argentina, Espanha e Reino Unido.
A federação internacional recomenda que os brindes das redes de fast food não sejam mais distribuídos com os lanches.

No Brasil, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que coordenou a pesquisa, excluiu o KFC, que não considera popular no país, e incluiu as redes Bob's, Giraffas e Habib's.

Na visão da coordenadora-executiva do Idec, Lisa Gunn, todas elas têm "práticas apelativas de marketing". Ela também defende que a distribuição desses brindes estimula as crianças a consumir produtos ricos em sódio e gordura.

"A criança vai à lanchonete e consome um sanduíche por causa do brinquedo. Essas redes acabam induzindo a formação de um padrão de consumo nada saudável", afirma Gunn.

A pesquisa também analisou a quantidade de calorias, gordura, gordura saturada e sódio dos sanduíches e kits promocionais para crianças. Concluiu que nos produtos das cinco redes estudadas no Brasil havia quantidade de sódio pelo menos duas vezes maior do que a recomendada para crianças de sete a dez anos.

Todos também tinham ao menos um terço da quantidade de calorias e de gorduras de que elas necessitam por dia.

O McLanche Feliz, do McDonald's, com cheeseburger, batata frita e Coca-cola, tem 54% das gorduras saturadas que a criança precisa, segundo a pesquisa.

O McDonald's afirma que não impõe nenhuma obrigatoriedade de consumir a refeição para ter acesso ao brinquedo do McLanche Feliz e que os índices nutricionais do produto são adequados a uma dieta balanceada e saudável. O brinquedo, comprado separadamente, custa R$ 9 - a promoção, com o alimento, fica entre R$ 11 e R$ 12.

A lanchonete afirma ainda que oferece 60 combinações de McLanche Feliz, 83% com menos de 600 calorias.

O Burger King disse que vai continuar incluindo mais opções no cardápio. O Bob's não quis se prenunciar e o Giraffas disse que não teria como responder à reportagem da Folha de S.Paulo a tempo. Procurado por e-mail, o Habib's não respondeu.
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