sábado, 5 de setembro de 2009

JPG x RAW

Alguém sabe a diferença de fotos salvas em JPG e em RAW? Não? Pois bem vou explicar...

JPG Join Photographic Expert Group -> Junta de Especialista em fotografia

É um formato de arquivo de imagem fotográfica utilizada na internet. Reproduz a imagem original, com um tamanho relativamente pequeno, por isso são tão usadas na Web. É reconhecido por qualquer computador e qualquer programa de fotografia do mundo.
O que muita gente não percebe é que usar o formato JPEG é um tanto prejudicial às imagens porque ele adota um método de compressão de arquivos que acarreta danos, diferentemente de técnica usada no ZIP, que não envolve nenhuma perda de informação. Isso significa que JPEG descarta pequenas quantidades de informação de cor quando você salva uma imagem. O JPEG original criado pela câmera é como uma réplica próxima, mas não exata, daquilo que você enxergou pelo visor de imagem. Na maioria dos casos, isso dificilmente é um problema. Suas fotos ainda parecem perfeitas porque há informação suficiente para agradar aos olhos. O problema surge quando você salva uma nova versão do arquivo em um programa de edição de imagens. Cada vez que você faz essa operação, o arquivo é comprimido um pouco mais. É um efeito semelhante ao da gravação, repetidas vezes, de uma cópia de uma cópia de uma fita de áudio analógico. Você pode minimizar o problema ao usar a taxa de compressão de arquivos mais baixa possível ao salvar suas fotos em JPEG. Ou pode evitar o problema completamente se tem espaço de armazenamento suficiente para manipular arquivos grandes.
Utilizados mais por jornalistas em geral, ou pessoas que trabalham como fotos de eventos sociais pois não ultrapassam 30x40.


RAW-> Cru, estado natural ou ainda não trabalhado.

É um formato de arquivo sem nenhuma compressão(tal como foi capturada pelo sensor da câmera digital), ou seja pode-se ampliar a foto no tamanho que quiser.É muito utilizada por fotógrafos de estúdio, agência de publicidade e propaganda, pois tem necessidade de ampliar as fotos para cartazes, out-doors e etc..
Contém todos os dados da imagem captada pela câmera e uma maior profundidade de cor, preservando todas as cores como originalmente capturadas.
O melhor do arquivo RAW é a qualidade final da foto – superior aos arquivos com compressão. Seus arquivos tem um tamanho grande (são de 4 a 5 vezes mais pesadas que as de jpeg).

Cada fabricante adotou uma "extensão proprietária" para seus arquivos raw, ficando conhecido desta forma:

* Canon............................... CR2 e CRW
* Sony................................. SFR e ARW
* Nikon................................ NEF
* Olympus............................ ORF
* Fuji Film........................... RAF
* Minolta............................. MRW
* Pentax............................. PEF
* Adobe.............................. DNG

Aspectos Negativos
A maioria dos aparelhos modernos grava arquivos JPEG quase ao mesmo tempo do disparo. Mas os arquivos RAW são outra história.Na Nikon de 6 megapixels, por exemplo, cada imagem demora cerca de 40 segundos para ser salva no cartão de memória. Isso significa 2 minutos e meio para esvaziar quatro imagens da câmera no cartão.


Nenhum comentário: