sábado, 5 de setembro de 2009

A história da fonte Helvética


A Helvetica é uma fonte sem serifas desenvolvida em 1957. O nome Helvetica é uma referência ao nome da Suíça em latim, pois esta é a pátria de seu autor (Max Miedinger- o da foto) e também do Estilo Suiço, nome alternativo do Estilo Tipográfico Internacional, do qual a Helvetica é representante.

Trata-se de uma das famílias de tipos mais populares no mundo contemporâneo, sendo representada nos logotipos de empresas como 3M, AGFA, BASF, American Airlines, BMW, Lufthansa, Microsoft, Mitsubishi Electric, Nestlé, Panasonic, Parmalat, Saab, Samsung, Seagate, Target e Texaco, bem como nos mais variados produtos – Se você tem os jogos Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty ou Metal Gear Solid 3: Snake Eater, confira os seus logos: a Helvetica estará lá.




Criada para ser uma alternativa à então popular Akzidenz Grotesk (nascida em 1896), a Helvetica alcançou o sucesso rapidamente, e no começo dos anos 80 passou a ser uma das 4 fontes incluídas junto aos interpretadores Postscript originais (em todas as impressoras laser “clássicas” e de primeira linha), bem como ser por default no Mac OS, por exemplo – porque a Apple não viu nenhum problema em obter (e pagar) a licença para isto.


Nenhum comentário: