sábado, 19 de setembro de 2009

Grafite Verde nos muros do Brooklyn

Como já falei em post antigos sobre a diferença entre Grafite e Pixação, agora eu falo que o grafite está entrando na categoria de Artes Plásticas e a novidade do grafite contemporâneo é o trabalho da jovem Húngara Edina Tokodi que uni a arte com a ideia Ecológica.
Quem passa pelas ruas do Brooklyn se encanta com seus grafites "verdes", atrai atenção da mídia e críticos da arte.
Edina cria instalações nas paredes utilizando placas com musgo e grama recortados. Seus grafites são vivos porque além de serem feitos com produtos da natureza, continuam a crescer depois de montados nas paredes do bairro. Ao contrário dos desenhos feitos com spray ou estêncil, suas obras podem e devem ser tocadas pelas pessoas.

Gado Húngaro verde


Que grama?

A artista passa de vez em quando por seus grafites para regar e aparar a grama, além de observar a reação das pessoas. “Sou curiosa em como as pessoas recebem os trabalhos, se elas passam batido ou se querem tocar, cuidar ou destruir”, justifica.


Stencil Musgo


Numa entrevista para o site Wooster, especializado em street art, ela disse: “Acho que nossa distância da natureza já é um clichê. Os habitantes da cidade geralmente não têm nenhuma relação com animais ou natureza. Tento trazer a natureza para perto das pessoas....Se não prestarmos mais atenção, podemos causar danos irreversíveis para nosso meio".

Dá uma lida também: Street-art é tema de livros, documentários e extensa mostra

Link

Nenhum comentário: