segunda-feira, 27 de abril de 2009

Formatos e cores

Baseado nas aulas que tenho com o meu professor André Beltrão de comunicação visual, vou atualizar aqui assuntos trabalhados em aula.
• Photoshop: elementos básicos:
  • Formatos de Arquivos
O Photoshop trabalha com diversos formatos de arquivo. Os que vamos utilizar são: JPG - imagens em baixa resolução na maioria dos casos, e em RGB. é um formato de compressão de imagem, mais adequado para uso em mídias digitais. TIF - formato de imagem que pode ou não ter compressão e pode ter layers (camadas). É o mais utilizado para impressos, podendo ser em tons de cinza, cmyk ou rgb. PSD - formato do photoshop, preserva todos os layers, canais e efeitos, mantendo-os separados no arquivo original. É um formato aceito pelos demais softwares da Adobe, mas não por todos os softwares de outros fabricantes. Os arquivos são pesados, pois não há compressão. EPS - formato encapsulado postscript, utilizado quando queremos manter aspectos da imagem inalterados quando esta for utilizada em outros softwares, como por exemplo canais de cores especiais que não podem ser traduzidos em cmyk. BMP - formato que utilizaremos para imagens em preto e branco de alto contraste, com ou sem retícula pré-aplicada.

  • Padrões de cor
Os padrões mais comuns são RGB (padrão de vídeo) e CMYK (padrão de gráfica). Como utilizaremos as imagens com finalidade editorial, o RGB não serve.
Usaremos também imagens em preto e branco, em escala de tons de cinza e em cores especiais (pantones).

  • COR
Cores Primárias
Cores primárias são aquelas que dão origem a outras cores quando misturadas.
Há primárias de luz e primárias de pigmento, que são respectivamente as cores primárias de tela (tv, monitor, cinema, projeções) e de impressão (processo gráfico, pintura, etc.)

Primárias de Luz

As primárias de luz são RGB (vermelho, verde, azul). Este sistema é chamado aditivo.
Quando você estiver pensando em um site, ou em vídeo, o sistema de cor utilizado é o RGB. A composição RGB é dada em códigos hexadecimais ou em coordenadas RGB - ex. (255, 255, 255) é o código para o branco. Esta numeração vai de 0 a 255, e os números seguem a ordem R, G, B. Outro exemplo: (255, 0, 0) é o vermelho primário, pois tem o máximo de vermelho e zero nos demais.

Primárias de pigmento

As primárias de pigmento são CMYK (cian, magenta, amarelo, preto). Este sistema também é chamado subtrativo, pois quanto mais pigmento, menos luminosidade.Quando você estiver trabalhando com materiais impressos por processos gráficos, quando estiver pensando na mistura física de tintas ou na impressão da sua jato de tinta, o sistema de cor utilizado é o CMYK.

Cores complementares
Cores complementares são as que se opõem no disco cromático (ver na próxima página). Ex. Cian e vermelho.
Utilizar cores complementares garante enormes contrastes, porém isto precisa ser feito com cuidado porque algumas combinações ficam muito ruins visualmente.

Cores análogas
Cores análogas são as que têm as mesmas cores primárias - ex. laranja e vermelho são análogas porque são compostas de diferentes percentuais de magenta e amarelo.
São da mesma família de tons, layouts com cores análogas dão uniformidade e composições elegantes, porém que podem ser monótonas.


Cores quentes
São as que passam uma sensação quente. São alegres, normalmente utilizadas em layouts agitados e dinâmicos.

Cores frias
São as que passam uma sensação fria. São mais calmas, passam sobriedade, tranquilidade.

Core s neutras

São tons de marrom, cinza, ou quaisquer cores acinzentadas. Por serem mais escuras, quando combinadas com cores mais puras dão profundidade a estas, pois ressaltam sua refletividade de luz.

Tom
O que define maior ou menor luminosidade na cor. Em pigmento significa misturar branco ou preto, respectivamente. Em processos gráficos significa usar percentuais menores na composição das primárias.
As cores mais puras são também mais intensas, e as rebaixadas ou escurecidas são menos intensas. As cores rebaixadas são chamadas de tons pastéis.


Nenhum comentário: