segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TV Digital: Agora é pra valer

Andrea Kelly

No próximo dia 02 de dezembro a televisão brasileira entra na era da TV Digital. O lançamento será na Grande São Paulo e a previsão é que até 2013 esteja em funcionamento em todo o Brasil. Assim como na década de 70, onde as emissoras e a sociedade se reinventaram com as imagens coloridas, o sistema digital promete, já no primeiro momento, revolucionar a forma de ver e fazer televisão.

A primeira e mais importante mudança será a qualidade da imagem recebida. No sistema digital não existirão mais interferências ou imperfeições, pois a digitalização da imagem e do som transformará estes elementos em códigos binários (a mesma linguagem do computador) e permitirá que os sinais sejam transmitidos pelo ar, diretamente da torre para o receptor do telespectador.


O sistema digital também possibilitará aos usuários, num futuro próximo, a interatividade - participação em tempo real com os programas, a portabilidade e a mobilidade, ou seja, os conteúdos das emissoras chegarão em celular ou em notebooks, ou ainda em aparelhos de TVs especiais que poderão ser instalados nos ônibus, carros etc.

Para garantir a manutenção do padrão de qualidade dos programas e novelas, já que todos os detalhes serão visíveis, a TV Globo treina, há dois anos, seus profissionais dos departamentos de caracterização, de cenografia, de engenharia e de figurino. “O desafio agora é utilizarmos as técnicas aprendidas nos últimos anos para que o no nosso elenco continue lindo no vídeo”, constata Vavá Torres, supervisor de caracterização da TV Globo.

Nenhum comentário: