segunda-feira, 15 de setembro de 2008

M&M’s e suas lendas urbanas!


Os chocolates M&M’s, ao longo dos anos, ganharam uma série de manias criadas pelos próprios consumidores. Pequenas lendas urbanas, que dizem que se o último M&M do pacote for um vermelho você deve fazer um pedido antes de comê-lo, se for um laranja terá boa sorte, se for um marrom terá má sorte, entre outras.
A Mars Snackfood (subsidiária da Masterfoods), fabricante dos M&M’s, sempre se adiantou em dizer que esses “rumores” foram todos criados por estudantes americanos na década de 1970, que rapidamente se espalharam.
O M&M verde também tem sua própria lenda urbana. Segundo dizem por aí, ele teria propriedades afrodisíacas. A própria Mars Snackfood brincou com isso em 1997, com um comercial que perguntava: “What is it about The Green Ones?”. Foi nesse mesmo ano que lançaram a primeira personagem feminina de suas campanhas, representando justamente o M&M verde.
No ínicio dos anos 1990 uma empresa chamada Cool Chocolates Inc. se aproveitou da lenda e lançou um chocolate idêntico aos M&M’s, mas que vinha somente na cor verde. Chamava-se “The Green Ones”. Imitava o formato, embalagem e personagens de M&M’s. Obviamente, não demorou muito para ser processada.
Outra curiosidade em torno dos verdes, é que em 1976 nos Estados Unidos, quando a FDA baniu o uso do corante “red dye #9″, a Mars Snackfood teve que retirar temporariamente os M&M’s vermelhos do mercado. Isso fez com que logo concluíssem que o poder afrodisíaco não estava nos verdes, já que os funcionários da fábrica de M&Ms estavam “embolsando” os vermelhos diretamente na linha de produção.
Agora, em 2008, a Mars Snackfood aproveita mais uma vez a lenda urbana em torno dos M&M’s verdes e anunciou o lançamento de uma edição limitada apenas com a cor, em comemoração ao Valentines Day, o dia dos namorados americano.
Quando uma marca ouve seus consumidores, e entra numa brincadeira como essa, só tem a ganhar. Cria proximidade e ajuda a manter a aura cool que os M&M’s já carregam há um bom tempo.

Nenhum comentário: