segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lixo Tecnológico




As pessoas normalmente confundem inclusão digital, acesso à tecnologia, com barateamento de computadores
e equipamentos tecnológicos em geral. Hoje é muito fácil comprar um celular, baratinho, parcelado e pré-pago (os que mais dão lucro às operadoras). Um computador já não é tão acessível, mas ainda assim é muito barato se comparado aos micros de 2 anos atrás. Com mil reais, ou melhor, com parcelinhas de 50 reais que cabem no seu bolso, leva-se um desktop de modesto poder de fogo, mas suficiente para iniciantes.

O grande problema dessa enxurrada de computadores e outros equipamentos baratinhos no mercado é a qualidade, que nem sempre está tão acessível. Quanto mais baratos os computadores, menos confiáveis são os componentes ou menos recursos essas máquinas oferecem (ou ambas as coisas). E como entramos na cultura do descartável, sai muito mais barato comprar um novo mouse, uma nova placa de som, de vídeo ou modem (as mais baratinhas), quando eles pifam.

E para onde vai esse lixo? Se nem mesmo o tradicional lixo reciclável já conhecido (papel, plástico, vidro e metal) é corretamente separado e recolhido, que diriam das pilhas, lâmpadas fluorescentes e monitores de computador? Quem cuida desse lixo?

Se você não tem essas respostas, aqui vão algumas sugestões ...

Venda o que ainda estiver em boas condições

Pode ser que você olhe para um monitor de 15 polegadas e veja um lixo, mas tem gente que ainda precisa disso e pode pagar alguns trocados pelo seu usado. Uso próprio, pontos de acesso a Internet cooperativos, pontos de venda, quiosques diversos, são vários os destinos que seu equipamento pode ter e ser útil para alguém. Anuncie em sites de leilão. É a forma mais fácil de conseguir uns cobres.

Doe para alguém que faça bom proveito

Mesmo sem funcionar, seu computador antigo e jogado num canto pode ser útil para outras pessoas. Às vezes é um conserto tão ridículo, mas que você não tem interesse em fazê-lo e isso vai acumulando poeira e ocupando espaço útil embaixo de sua mesa de trabalho. Doe!

Faça arte ou deixe alguém fazer

Tem coisa que não tem conserto e muitas vezes é muito caro reciclar. Um pente de memória queimado, por exemplo, tem pouco metal a ser reaproveitado, sua recuperação é quase impossível mas seus componentes são poluentes. Que tal transformá-lo num chaveiro hi-tech? Além de bonito e "estiloso", você ainda pode fazer um dinheirinho, se tiver outras coisas e jeito para artesanato.

Essas poucas ações podem não aparentar tanta importância num primeiro momento, mas representam muito para quem se beneficia delas - principalmente o meio ambiente. ;-)

fonte:http://yahoo.com.br

Nenhum comentário: