terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

O que é Marketing de Guerrilha?

O marketing de guerrilha vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, seja ela pequena, média ou grande. Os resultados são, muitas vezes, melhores do que o marketing convencional, e o preço muito menor.

O objetivo do marketing de guerrilha é não ter que comprar mídia e, ainda assim, conseguir chamar atenção, gerando propagando boca-a-boca e mídia instantânea.

Para isso, é preciso surpreender as pessoas, fazer com que elas arregalem os olhos, fiquem de queixo caído e aí sim saiam por aí dizendo para seus amigos “olha que legal isso“. E quanto mais criativa for a campanha melhor.

Existem diversos tipos de marketing de guerrilha. Os mais famosos são:

  • Marketing Viral: quando a pessoa sente vontade de passar adiante, para seus amigos e conhecidos.
  • Marketing de Emboscada: se aproveitar de um evento onde se encontra seu público para fazer campanhas ao redor do evento, sem ter que patrocinar o mesmo. Por exemplo, com camisetas criativas da empresa.
  • PR Stunt: uma ação de grande impacto para atrair a atenção da imprensa e gerar mídia gratuita. Por exemplo, o lançamento do iPhone ou a quebra de um recorde organizado pela empresa.

Embora campanhas de marketing de guerrilha custem bem menos que o marketing convencional, ainda assim é preciso saber o que se está fazendo e contratar empresas especializadas para isso. Pois qualquer deslize pode inverter o resultado da campanha, fazendo com que a empresa seja criticada pelas pessoas (ainda mais na Era web2.0, onde qualquer pessoa pode atingir centenas de outras com suas críticas e opiniões).

Confira alguma fotos de campanhas de marketing de guerrilha que deram certo, e observe que qualquer uma poderia ser feita por pequenas empresas também









Um comentário:

JuX disse...

Olá, gostaria de informar à
senhorita, que fiquei satisfeitissíssimo com o enriquecimento intelectual graças ao material apresentado no seu blog, me foi muito útil, és uma ótima pesquisadora, além de ótima namorada! t amo João