terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Evolução Histórica da Publicidade e Propaganda

Do reclame ao cyber-anúncio

Pensando na Propaganda como nós a conhecemos hoje, devemos refletir: como, quando e porque tudo começou? O que a fez se desenvolver a ponto de se transformar numa das mais cobiçadas atividades profissionais?
Vamos analisar o nascimento e desenvolvimento da Propaganda a partir de seu papel nas sociedades industriais. Dessa forma, podemos compreender que a Propaganda nasce para atender às novas demandas econômico-sociais surgidas a partir da Revolução Industrial (século XVIII).
O impacto da Revolução Industrial apagou para sempre os últimos traços (ainda visíveis) da era medieval, ao abandonarem seus métodos de produção vinculados à exploração da terra. A nova multidão que superpovoa a cidade industrial mostra-se ávida de novidades, notícias e mudanças para preencher o vazio que a própria Revolução Industrial acarretou.
Muitas invenções: os meios de transporte, o telégrafo, jornal, sistemas de reprodução, o microfone, o cinema, a televisão, enfim, inúmeras mudanças que, por sua vez, contribuíram para consolidar a sociedade do consumo.
Os veículos industriais de comunicação possibilitaram a solidificação da Propaganda como “mensagem industrial”.
Historicamente gerada (e só possível) pela Revolução Industrial, o fenômeno Propaganda é persuasão conseguida industrialmente, por iniciativa dos donos da indústria, dentro do quadro econômico, técnico e psicológico da sociedade industrial. Mas o que querem, preponderantemente, os donos da indústria? Vender - e este é o primeiro e óbvio objetivo e por que nasceu e se desenvolveu a propaganda comercial.
A seguir, um quadro-síntese com os principais eventos relacionados a cada época, para uma compreensão de como surgir e desenvolveu-se a atividade publicitária no cenário brasileiro.

PANORAMA HISTÓRICO
Evolução da Publicidade/Propaganda




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